Devo comprar um carro novo ou usado?

Sempre bate a dúvida de comprar um carro novo ou usado quando pensa em adquirir um veículo, não é mesmo? Mas para isso você pode tomar a melhor decisão com algumas dicas. Veja só!

Se você for perguntar aos seus amigos se é melhor comprar um carro novo ou usado com certeza ficará ainda mais confuso diante de tantas opiniões diferentes. Uns dirão que o usado é melhor devido ao preço e outros que o novo ganha pela manutenção, mas o que será verdade?

Na realidade, não existe uma resposta pronta para isso, mas alguns itens que você deve avaliar para escolher a melhor alternativa para sua necessidade, já que o que você procura não é o mesmo que seu amigo quer.
Responda e analise alguns itens abaixo para evitar alguns erros na hora de comprar um carro:

Que tipo de carro você quer?
Sim. Este é o primeiro item que deve pensar. Quer um carro pequeno ou grande, econômico, completo, básico, com cores comuns ou mais personalizado, etc.
Levando isso em conta fica fácil dar uma pesquisada nos modelos novos e usados para fazer uma boa comparação de preços.
Vale pensar no orçamento que possui e levar em conta também o preço do seguro auto, pois comprando um carro novo, o seguro sairá mais caro e hoje em dia não tem como ficar sem um bom seguro.
Procure fazer uma tabela com as opções de novos e usados que possa comprar com a verba disponível e enumerar as vantagens e desvantagens de cada um. Às vezes, com o dinheiro que pode comprar um carro usado bem conservado e completo você acaba comprando somente um carro zero básico, então pense bem no tipo de carro que deseja.

Acho facilmente o modelo que quero usado?
Muitas vezes você quer um modelo específico e está difícil de achá-lo para comprar usado ou quando acha não está em boas condições. Sendo assim, quando já tem em mente que quer um Gol 4 portas cinza completo pode ser que não ache um usado nas mesmas condições, por exemplo, pois pode achar um Gol cinza com 2 portas somente ou até um de 4 portas que não seja completo.
Sendo assim, após uma pesquisa veja se a melhor opção não é o novo mesmo.

Quando optar pelo carro novo ou pelo usado?
Não existe uma fórmula mágica, como já dito. Você tem que avaliar suas condições financeiras e também o seu desejo do tipo de carro que quer comprar.
Coloque na ponta do lápis as despesas de IPVA, seguro, manutenção e outros itens que possa ter com os dois tipos de carros. É importante analisar isso, pois muitas vezes um carro usado é mais em conta, mas precisa de reparos que vão encarecê-lo depois, então leve em consideração estes valores antes de tomar sua decisão final.
A dica aqui é não ter pressa, pois o velho ditado de que “a pressa é inimiga da perfeição” também funciona para o caso de comprar um carro às pressas, pois pode acabar pagando caro em um carro novo ou comprando um usado que precise de muitos reparos.
Tenha calma e chegue à melhor decisão para então comprar um carro novo ou usado. E você, já tomou a sua?

Seja o primeiro a comentar em "Devo comprar um carro novo ou usado?"

Deixe um comentário Cancelar resposta